Notícias

 
 
 
 
 
 
 

Ultimas Notícias

 

Esclarecimento sobre Implantes Mamários e Risco de Linfoma (LACG/ALCL) 

 
Foi publicada nos órgãos de comunicação social uma noticia alarmista titulada “Implantes mamários causam cancro”, em que se associava a existência de casos de Linfoma Anaplásico de Células Grandes (LACG) [Anaplastic Large Cell Lymphoma (ALCL)] aos implantes mamários. Na sequência desta noticia veio o INFARMED esclarecer públicamente através da Circular Informativa nº 048/CD/8.1.6 de 19.03.2015 que, para além do número de casos reportados ser muito reduzido, não está provada a existência de uma relação causal directa entre implantes mamários e ALCL, que não existe uma imputabilidade directa a uma qualquer marca de implantes, prótese especifica (silicone ou soro) ou tipo de envelope (texturado, liso, poliuretano) em particular. Pelo que não é recomendada nenhuma acção em particular às mulheres portadoras de próteses mamárias, para além da manutenção da monitorização habitual.

Também a ALLERGAN emitiu um comunicado sobre este tema em que procura informar, esclarecer e tranquilizar as pacientes sobre esta problemática (ALCL), reiterando que os casos esporádicos de ALCL reportados a nível mundial não estão associados a uma qualquer marca, tipo e superficie de implante e que as suas próteses mamárias são seguras e eficazes, conforme o atesta a FDA (Food and Drug Administration) que segue estes casos há já alguns anos.
 
 
 

Expomédica é novamente PME Excelência

 
Foi atribuido à EXPOMÉDICA, pelo sexto ano consecutivo, o estatuto PME Excelência 17. Selo de reputação criado pelo IAPMEI para discriminar positivamente as empresas que anualmente apresentam os melhores desempenhos económico-financeiros, criando condições de visibilidade acrescida a um segmento empresarial com contributos ativos para a economia e o emprego nacionais. Já este ano foi-nos atribuido novamente o estatuto PME Lider 18.